E.E.F.M.PROFESSOR MÁRIO SCHENBERG

 

COORDENAÇÃO DE ENSINO

PROFESSOR:Clidenor junior

 

 

Montar um planejamento compromissado com o projeto pedagógico e a proposta curricular é o caminho para dar sentido às aulas

 

Luis Carlos Meneses

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O planejamento da construção de um prédio só faz sentido com um projeto arquitetônico, que por sua vez depende de uma proposta de uso (ele pode virar moradia, hotel ou escritório, por exemplo). Da mesma forma, cada hotel tem um projeto diferente em função do terreno disponível e do público previsto para ocupá-lo. Numa analogia simples, fica fácil entender por que um planejamento de ensino não se sustenta sem um projeto pedagógico capaz de tornar realidade a proposta curricular - tomando por base as condições reais dos alunos. "Quanto mais genérico o planejamento, mais vazio, pois o que serve para qualquer situação é só um exercício burocrático."

       

Isso fica difícil quando a rotatividade de professores é endêmica e se torna impossível quando não há registros que orientem a continuidade formativa. Por isso, é essencial fugir das repetitivas listas de tópicos para as séries e disciplinas. Afinal, quanto mais genérico o planejamento, mais vazio e inútil ele é, pois o que serve para qualquer situação não passa de exercício burocrático, nunca é trabalho educacional. Se uma rede pública propõe que Geografia e Ciências tratem da degradação ambiental numa determinada série, alunos de uma periferia metropolitana, defasados no letramento, podem fazer observações do saneamento urbano com registros que reforcem o exercício da escrita. Já os estudantes que são de famílias de agricultores atraídas por trabalho sazonal e temporário nas colheitas podem ser estimulados por suas escolas a observar a contaminação de solos e rios e, assim, valorizar sua experiência nômade. Em ambos os casos, as duas disciplinas articulariam suas temáticas específicas aos objetivos formativos gerais. Melhor ainda se levassem em conta as dimensões sociais e afetivas do processo de aprendizagem.

Além de adaptar o currículo às circunstâncias e à realidade locais, planejar é organizar e dimensionar atividades que garantam que todos avancem e coordenar os recursos existentes e o tempo disponível. Dependendo das possibilidades, jovens podem ser convidados a promover o julgamento ético de uma atitude discutível, num chat via internet ou numa roda de papo ao vivo. Do mesmo modo, o que em certas escolas pode ser aprendido nos laboratórios, em outras tem de ser feito na forma de demonstrações em classe ou investigações fora dos muros escolares. Também os momentos de avaliar (e as maneiras mais eficazes de comprovar a evolução das turmas, de preferência ao longo do processo e não apenas com provas formais) devem ser planejados conforme as condições.específicas.

Uma questão que poderia ter aberto este texto, eu lanço agora como um fechamento: a quem interessa o planejamento? É claro que interessa ao professor (para organizar seu trabalho cotidiano) e aos gestores escolares (para implementar o projeto pedagógico definido pela equipe), mas, quando ele é bom, tem como ótimo efeito colateral a criação de programas de ensino que atraem os alunos e suas famílias - pois, se queremos responsabilidades partilhadas, precisamos informar a proposta, o projeto e o programa. Se os próprios professores se sentem isolados, como se estivessem de passagem por aquele lugar, ou se o que se espera deles é que façam um plano igual ao das outras escolas em que lecionam (e cujos projetos pedagógicos ignoram), nesse caso não há sequer como criar expectativas sobre o destino dessa equipe. Só mesmo com um milagre para escapar do rebaixamento

Professor(a), agora é sua vez.

Data: 01/06/2011

De: Prof. Carlos Alberto

Assunto: Planejamento


Planejar é estudar, organizar, ações a serem tomadas para a realização de uma atividade visando solucionar um problema ou alcançar um objetivo. Na educação o planejamento envolve a integração do professor-aluno com as relações sociais - econômicas, políticas, culturais e bem como os elementos escolares que são: objetivo, conteúdo, métodos, como a função de explicitar princípios e execução das atividades escolares e possibilitar as ações do professor na realização de um ensino de qualidade, evitando a monotonia e a rotina e o desinteresse do processo ensino-aprendizagem, assim como proporciona aos alunos conhecer a realidade social através dos conteúdos programados e planejados.

Data: 13/04/2011

De: Professor Geovane Nobre

Assunto: Educação continuada

O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento.

Com base no texto acima e na sua opinião, que outros fatores positivos podem está associados a um bom planejamento escolar?

Data: 13/04/2011

De: Clidenor Junior

Assunto: Re:Educação continuada

A prática pedagógica,sem o devido planejamento de ensino, pode-se tornar um ato mecânico, irrefletido, não questionador da ordem estabelecida. Essa falta de reflexão faz com que o educador não perceba sua posição na sociedade, transformando, assim, seu trabalho num exercício, até certo ponto, desqualificado. Precisamos, é claro, de pessoas com vocação e com dom para o ensino, porém, precisamos muito mais de profissionais.

Data: 13/04/2011

De: Sandra

Assunto: Re:Educação continuada

O planejamento,ele organiza de forma impírita metas,sonhos e realizaçoes a ser comprida,e organiza o trabalho do educando.

Data: 13/04/2011

De: Professor Geovane Nobre

Assunto: Re:Re:Educação continuada

Sem dúvida Sandra os alunos são beneficiados quando um planejamento é bem elaborado, mas acredito que o professor acaba ganhando muito mais, pois um bom planejamento pode evitar os famosos "improvisos" em sala de aula.

Data: 13/04/2011

De: Professor Alysson Castro

Assunto: Re:Educação continuada

O bom planejamento é fundamental, pois é durante o planejamento que refletimos sobre quais estratégias deveremos traçar para atingirmos nosso objetivo como educadores. Entretanto, o planejamento visto de maneira isolada não é certeza de qualidade de ensino. É necessário que nós, educadores trabalhemos harmoniosamente e que o aluno também cumpra com os seus deveres. ( participar; não faltar aula; trazer o material didático; etc).
Somente através da práxis educacional chegaremos próximo do nosso ideal.

Data: 25/04/2011

De: Juliana Mara F. Bentemuller

Assunto: Re:Educação continuada

A importancia de planejar fica evidente pela necessidade em que estamos inseridos,pois a cada momento surgem novidades e informaçoes no qual nao podemos fechar os olhos.É deixar o tempo escapar de nos mesmos. Planejar requer intimidades com o que se quer trabalha e com quem. É uma atitude de interesse, de vontade e de desejos de ver seus objetivos alcançados.

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