EEFM Professor  Mario Schenberg

Coordenação de Ensino

Clidenor Junior

Avaliação Interna

O que é?

É a avaliação realizada pelo professor que acontece em sala de aula e corresponde à verificação da aprendizagem dos alunos. Nessa modalidade, explicitam-se os resultados do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação interna acontece intencional e sistematicamente e o professor pode recorrer a diferentes instrumentos avaliativos.

 Quais são seus objetivos?

A avaliação interna permite ao professor verificar como o processo de ensino e aprendizagem tem ocorrido na sala de aula, fornecendo informações específicas que refletem o seu próprio trabalho e a realidade dos seus alunos.

 Quais são as suas características?

O universo da avaliação interna é a sala de aula. Ao aplicar essa avaliação, o professor busca resultados de seu próprio trabalho bem como do desempenho dos alunos. O modo como a avaliação interna se realiza é múltiplo, pois sua aplicação se realiza por diferentes formas - provas abertas ou objetivas, observação e registro, portifólio, autoavaliação etc.

 Para que servem os seus resultados?

Os resultados das avaliações internas fornecem informações importantes para os professores no intuito de avançar em suas práticas pedagógicas ou retomar alguma etapa a fim de vencer as dificuldades nela apresentadas pelos alunos. Além disso, a avaliação interna identifica o desempenho de cada aluno e possibilita o planejamento e a discussão de ações específicas para cada caso.

 

Avaliação Externa

O que é?

Também chamada de avaliação em larga escala, a avaliação externa é um dos principais instrumentos para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares. Seu foco é o desempenho da escola e o seu resultado é uma medida de proficiência que possibilita aos gestores a implementação de políticas públicas, e às unidades escolares um retrato de seu desempenho. A primeira iniciativa brasileira de avaliação em larga escala foi o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que se desenvolveu a partir de 1990 e foi aplicado inicialmente em 1995. Atualmente os Estados têm procurado desenvolver seus próprios sistemas de avaliação estabelecendo metas e diretrizes específicas às suas realidades.

 Quais são seus objetivos?

As avaliações em larga escala buscam assegurar a qualidade da Educação, fortalecendo o direito a uma educação de qualidade a todos os alunos. Os resultados dos testes aplicados apontam para a realidade de ensino, oferecendo um panorama do desempenho educacional.

 Quais são as suas características?

 As avaliações em larga escala podem ser censitárias ou amostrais. Essa modalidade avalia as redes ou os sistemas de ensino, indo além da sala de aula. Por isso, ela requer metodologia e instrumentos específicos de análise que possibilitem a manutenção da comparabilidade e confiabilidade dos resultados. Para efetivar a comparabilidade, os testes são construídos de forma padronizada e seus resultados são alocados em uma escala de proficiência que varia de zero a 500 com intervalos de 25 a 25 pontos. Os intervalos indicam a consolidação de competências e habilidades ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

 Para que servem os seus resultados?

Os resultados da avaliação em larga escala fornecem subsídios para a tomada de decisões destinadas a melhorias no sistema de ensino e nas escolas. Eles também permitem acompanhar o desenvolvimento das redes e sistemas de ensino, ao longo das diferentes edições dos testes em larga escala, mediante a comparação dos resultados. Com os resultados das avaliações em larga escala é possível construir indicadores nacionais, como, por exemplo, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), bem como a distribuição do percentual de alunos em cada nível da escala de proficiência.

 

 

Professor(a), agora é sua vez.

Data: 28/04/2011

De: sandra

Assunto: avaliaçao

Os resultados sâo importantes,principalmente que pode ser avaliado as práticas do educador .Porém a avaliaçâo somente não retrata toda a realidade do aluno e nem suas halidades e pontencialidades ,e sim devemos avaliar o conjunto do aluno.

Data: 13/04/2011

De: Professor Geovane Nobre

Assunto: Educação continuada

A finalidade da avaliação é um aspecto crucial, já que determina, em grande parte, os tipos de informações consideradas pertinentes para analisar, os critérios tomados como pontos de referência e os instrumentos utilizados nessa atividade.

Na sua opinião, quais os pontos positivos e negativos das avaliações citadas no texto?

Data: 20/04/2011

De: Professor Alysson Castro

Assunto: Re:Educação continuada

Através da avaliação o professor tem a possibilidade de fazer uma análise quantitativa ou qualitativa do que foi assimilado pelo aluno. Entretanto, em consequencia do tempo limitado, conteúdo programático extenso, e outros fatores, a avaliação pode vir a se tornar um instrumento de verificação superficial da realidade do aluno e da escola. Além disso, o resultado obtido com a avaliação reflete um momento do nosso aluno. Um aluno pode se sair bem em uma prova objetiva e mau em uma prova subjetiva correspondentes ao mesmo assunto. Portanto avaliar é algo que exige seriedade por parte dos educadores e dos educandos no intuito de se pensar em uma educação de mais qualidade.

Data: 25/04/2011

De: Clidenor Vasconcelos

Assunto: AVALIAÇÃO

Avaliar, de uma forma abrangente e mais completa, é também entender o aluno no seu desenvolvimento durante todo o ano. É observá-lo constantemente, percebendo seus progressos e/ou retrocessos. É compreendê-lo dentro de uma estrutura maior e mais complexa; é também ser capaz de se auto-avaliar, corrigir os caminhos, procurar constantemente o diálogo e “confessar” seus erros, procurar ajuda quando necessário.

Data: 25/04/2011

De: Juliana Bentemuller

Assunto: Re:AVALIAÇÃO

Avaliaçao se faz atraves de varios recursos principalmente a observaçao, o que nao ocorre quanto ao que acontece com a avaliacao do IDEB, acredito estar muito alem da realidade de cada escola ou de cada aluno, é ariscado obter resultados gerais sem considerar as necessidades individuais. O professor necessita obter resultados para o desempenho de seu trabalho e mais apoio dos orgaos competentes.

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